Por que factorings precisam se preocupar com segurança da informação?

Usamos sistemas de informação para gerenciar tudo: desde dinheiro até pessoas. Confiamos nos dados para tomar decisões, realizar investimentos, analisar o perfil de clientes.

Aproveitamos os benefícios da tecnologia, mas também estamos sujeitos aos riscos que ela traz, especialmente em termos de segurança. Uma factoring, por exemplo, precisa proteger os dados de seus clientes, bem como suas análises de risco, informações financeiras e estratégias de mercado.

Confira neste post porque a segurança da informação é tão importante para uma empresa de fomento mercantil:

Sigilo comercial

Toda empresa desenvolve estratégias únicas de atuação no mercado, visando ganhar competitividade e com isso expandir a carteira de clientes. Algumas delas investem em pesquisa e desenvolvimento, visando inovar no mercado e trazer à tona soluções exclusivas.

Caso seus dados estejam desprotegidos, fica muito fácil que alguém roube suas ideias, o conhecimento corporativo e, claro, seus diferenciais. Se até a NASA já sofreu com invasões cibernéticas, ninguém está livre deste tipo de ataque.

Privacidade de dados de clientes

Segurança da informação não serve apenas para proteger os dados da empresa, mas também a privacidade das informações de seus clientes. Empresas de renome internacional, como Yahoo, já tiveram os dados de usuários de e-mail hackeados.

As consequências são devastadoras para ambos lados: o consumidor pode ser vítima de fraudes e a sua factoring pode vir a pagar pelo custo disso em processos judiciais. Mesmo que nada seja comprovado, a imagem da empresa fica manchada para sempre.

Recuperação de desastres

Backup é um termo comum na sua factoring? Com que frequência e qualidade ele é feito? Pois bem, o ideal é que ele seja diário e esteja à salvo de qualquer eventualidade, como a falta de atenção de um colaborador.

O backup é uma medida de segurança da informação que previne a perda de dados estratégicos para a empresa. Já pensou ter seus dados deletados ou então um servidor local corrompido?

Além de realizar o backup, você deve manter três cópias do arquivo, em locais distintos, a fim de evitar que sua factoring pare de operar por falta de informações.

Mobilidade e disponibilidade

Ter os dados da empresa disponíveis em qualquer lugar é uma facilidade que o cloud computing nos traz. No entanto, é preciso garantir que esses dados não sejam acessados por terceiros, o que exige um bom sistema de segurança da informação.

Você pode começar por criar níveis de acesso ao seu servidor virtual, limitando os dados estratégicos somente a quem realmente interessa. Criptografia de dados, protocolos de segurança, antivírus, antispywares, entre outras soluções, complementam o pacote de segurança de dados que sua factoring deve ter para poder desfrutar da mobilidade corporativa sem preocupações.

O uso de bloqueadores de robots em seu site também contribui para manter os dados de seus clientes em sigilo ao mesmo tempo em que você oferece a mesma mobilidade a eles.

Maior controle sobre a empresa

Ter um sistema de segurança da informação implementado e fomentar as melhores práticas de uso e manipulação de dados na factoring pode evitar muitos dissabores, como você viu nos tópicos anteriores.

Mas existe um benefício adicional que gostaríamos de mencionar: o controle sobre o conhecimento gerado internamente. Ao estabelecer protocolos de segurança, fica fácil saber quem fez o que, quando, como e onde.

Por exemplo: imagine um funcionário que está vendendo os dados dos clientes para terceiros. Além de estar roubando informação confidencial da factoring, ele está prejudicando a imagem da sua empresa perante os clientes.

Com a aplicação de protocolos de segurança, é possível rastrear os acessos e descobrir quem está cometendo o delito, antes que o problema fique maior.

Convencido de que sua factoring precisa investir em segurança da informação? Deixe seu comentário!