Planejamento estratégico para factorings

Planejar pode ser definido como a arte de prever o futuro, de antecipar-se aos acontecimentos para lograr maior rendimento. É olhar o presente e imaginar o futuro, traçando objetivos e metas de curto, médio e longo prazo, os quais devem ser alcançados por meio de várias ações coordenadas pelo time que forma a organização.

No âmbito das factorings não é diferente. Para ter sucesso daqui a um, cinco ou dez anos, você precisa se preparar agora mesmo. Tem que saber aonde quer chegar, como imagina que sua empresa deveria ser vista por clientes, fornecedores e parceiros de negócios num futuro nem tão distante assim.

Mas, e aí? Às vésperas de um novo ano cheio de desafios, por que você deve começar a pensar em planejamento estratégico? Será que é possível enfrentar o vai e vem do mercado investindo nesta ferramenta de gestão?

 

O que é planejamento estratégico

 

Como dissemos no início, planejar é a arte de prever o futuro. Mas não se trata de uma bola de cristal ditando o seu destino. Para planejar com assertividade, é preciso analisar os dados da factoring em toda a sua história e entender como é possível alcançar o status que você gostaria.

A partir de uma análise aprofundada dos seus êxitos até o momento, assim como dos seus fracassos, é possível criar um direcionamento, uma bússola para todas as ações futuras, visando maximizar o uso de recursos, reduzir os custos da operação e ainda mitigar os riscos inerentes ao segmento de fomento mercantil, que não são poucos.

É por meio do planejamento estratégico que você traçará o futuro, o último degrau da escada rumo ao sucesso. Obviamente, existem os degraus, que são as metas de curto e médio prazo que devem ser conquistadas para encaminhar sua factoring até a linha de chegada. E como tornar esse planejamento estratégico real?

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Faça um diagnóstico organizacional

Avaliar acertos e erros nem sempre é tão gratificante quanto gostaríamos. Na maioria das vezes, percebemos que nossos erros foram primários e que poderíamos ter feito tudo diferente. Mas é a oportunidade de revermos processos, estratégias e ações para eliminar as falhas e melhorar gradativamente os resultados.

Busque entender desde o operacional da sua empresa até as vendas, a geração de valor para o cliente final. Identifique os gargalos, os pontos de melhoria e inspire-se em empresas de sucesso para traçar seus objetivos.

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Defina os objetivos

Os objetivos devem contribuir diretamente para o crescimento e sucesso da factoring. Se você precisa expandir a carteira de clientes, melhorar o atendimento, reduzir os riscos de cada operação, não tenha medo de definir mais de um objetivo. O importante é que você saiba sua situação hoje e como deseja vê-la amanhã.

Após definir os objetivos, desmembre-os em metas. Essas metas são os degraus do seu sucesso. Cada meta deve ter um ou mais indicadores de performance que permitam medir o desempenho do seu time rumo ao objetivo final.

 

Avalie o ambiente de negócios

Estratégia pressupõe um conhecimento aprofundado do seu ambiente de negócios. Uma análise da concorrência, das previsões e tendências do mercado, das oportunidades de negócios e formação de parcerias. Liste tudo o que possa influenciar sua factoring, desde o aumento na taxa de inadimplência no mercado até novas leis que podem favorecer seu negócio.

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Monte seu plano de ação

Cenário montado e compreendido, é hora de pensar na ação. Como você atingirá suas metas e, consequentemente, seus objetivos? Será preciso realizar investimentos? Qual a previsão de retorno de cada um deles?

Procure ser o mais objetivo possível quando for criar seu plano de ação, de modo que todos os funcionários da factoring compreendam seu papel e responsabilidades. Deixe claro que cada conquista é de todos, assim como os deslizes. Envolva, motive e engaje seus funcionários.

 

Monitore seu desempenho

Para ter certeza de que tudo sairá conforme planejado, não esqueça de monitorar os indicadores traçados lá no início. Observando qualquer desvio das metas, é possível corrigir o percurso a tempo, sem perder recursos ou ter prejuízos. Seja ativo, comprometa-se consigo mesmo e com sua factoring.

 

Mantenha seu planejamento vivo

Planejamento estratégico não é um documento que se escreve no início de cada ano e guarda-se em uma gaveta. Ele é o leme da sua embarcação, portanto, mantenha-o sempre à vista e sob controle. Quando for necessário, proceda ajustes, mude o rumo, reveja suas metas. O mercado é tão dinâmico e cheio de oportunidades que não dá para pensar em manter a mesma direção sempre. Quanto mais flexível você for, mais oportunidades poderá aproveitar.

Já está com seu planejamento estratégico pronto ou falta alguma coisa para 2017? Conte pra gente!