O que é factoring?

Voltada para as pequenas e médias empresas, com o objetivo de fomentar suas atividades, o factoring é uma atividade comercial que soma a prestação de serviços à compra de ativos financeiros provenientes de vendas mercantis. No Brasil, o factoring está em contínua evolução, rumo à sua plena consolidação.

O factoring é, portanto, um mecanismo de fomento mercantil, de capitalização da empresa fomentada, que vende os créditos gerados pelas vendas e serviços a prazo para a factoring e recebe dinheiro vivo, o que aumenta seu poder de negociação nas compras à vista de matéria-prima ou para aplicação em qualquer área de sua estrutura.

O factoring possibilita o crescimento mais rápido dos negócios

A essência da factoring é fomentar, assessorar, apoiar o micro, pequeno e médio empresário a solucionar todos os problemas do dia a dia da empresa e proporcionar condições para seu desenvolvimento e consequente consolidação no mercado.

Factoring é uma atividade comercial

Por definição legal, o factoring não é uma atividade financeira porque não pode fazer, conjuntamente, a captação, intermediação e empréstimo de recursos. O factoring não desconta títulos e não faz financiamentos. É uma atividade comercial que conjuga a prestação de serviços com a compra de direitos de créditos e, para isso, depende de recursos próprios.