FINTECHS – O que são e como se relacionam com as factorings?

Sabemos que o sistema financeiro atual é bastante seletivo, especialmente no que tange às micro e pequenas empresas. O acesso a soluções de pagamento, financiamento e adiantamento de recebíveis é bastante restrito e requer o cumprimento de uma série de requisitos que nem sempre são possíveis de atender.

É com vistas a solucionar essas brechas do mercado que estão surgindo startups que prometem revolucionar o mercado financeiro, as Fintechs. Neste post, você descobre o que são essas empresas e como elas estão diretamente relacionadas às factorings. Vamos em frente?

O que são Fintechs?

O nome vem da junção de finanças e tecnologia, pois essas empresas se utilizam de tecnologia de ponta para oferecerem serviços financeiros a seus clientes com o máximo de qualidade e acessibilidade possíveis.

Entre os serviços oferecidos estão soluções de pagamento on-line, concessão de crédito fácil e formas alternativas de pagamento, que são direcionadas ao público que não tem acesso ao sistema bancário.

O sucesso deste segmento é evidente: em 2016 houve um salto de 67% no investimento global neste tipo de empresa, o que movimentou cerca de 5,3 bilhões de dólares.

Estamos falando de empresas como Moip, Nubank, Digio, Banco Intermedium e Banco Original, entre outras, que revolucionaram os modelos tradicionais de serviços financeiros e estão atraindo um grande público cansado de não ter acesso a serviços essenciais.

Quais as vantagens das Fintechs?

Empresas que nasceram no mundo digital ou que estão se adequando para entrar de uma vez por todas na transformação do mercado, possuem estruturas mais enxutas, baseadas na nuvem e com soluções completamente on-line.

Isso permite que as fintechs ofereçam serviços diferenciados e com valores menores do que os praticados pelo mercado financeiro tradicional. Taxas e juros praticados se tornam mais atrativos tanto para comerciantes quanto para consumidores finais, abastecendo o mercado fintech com milhões de novos clientes a cada ano.

Outra grande vantagem é que essas empresas centram suas estratégias na experiência do usuário, focando em atendimento de excelência e qualidade nos relacionamentos. Essa atitude, pouco explorada pelas instituições bancárias, leva a um maior nível de engajamento e fidelização das audiências, fortalecendo as marcas com maior velocidade.

Fintechs e Factorings: qual a relação?

As empresas de fomento mercantil adquirem títulos de terceiros e adiantam os valores à vista para os comerciantes, mediante o pagamento de uma taxa para a realização da transação. As Fintechs, por sua vez, têm como objetivo principal facilitar as operações financeiras para esses comerciantes, o que pode resultar em uma parceria de grande sucesso.

As Fintechs podem oferecer opções de pagamento em cartões de crédito e débito para os comerciantes e, com o auxílio das factorings, antecipar os recebíveis a esses comerciantes, criando uma cadeia de valor única.

Lojistas que antes tinham dificuldades em oferecer opções de pagamento a seus clientes terão acesso a uma tecnologia de ponta, sem se preocuparem com os custos do parcelamento de vendas, que os levam a procurar pelas factorings.

Soluções semelhantes já existem, como a startup FinanCard. A fintech comercializa os títulos creditórios dos clientes, vendendo-os para as factorings que têm interesse em comprá-los. Neste caso, a fintech torna-se uma fonte de recebíveis para as factorings, reduzindo a necessidade destas de investir em estratégias de captação de clientes.

O mercado de fintechs está em franca expansão e as possibilidades de inserção de novos serviços que facilitem a parceria com as factorings não param por aqui. Fique atento ao nosso blog, assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!