Confissões de dívida: como proceder?

A crise pega todas as empresas de surpresa e, muitas delas, acabam em dificuldades financeiras difíceis de solucionar no curto prazo. Uma das saídas para alinhar as necessidades da factoring com as possibilidades do cliente é celebrar um contrato de confissão de dívida, um instrumento jurídico que visa regulamentar a forma de pagamento da dívida do devedor ao credor.

O que é confissão de dívida

Em termos bastante simples, a confissão de dívida é um instrumento jurídico pelo qual o devedor assume que tem uma dívida para com a factoring e compromete-se a pagá-la segundo determinadas regras, as quais constarão no contrato de confissão de dívida.

Essa medida serve como forma de resguardo para a factoring, que poderá acionar o cliente juridicamente caso ele não honre com o acordado. Dentre os itens que figuram num contrato de confissão de dívida estão o montante a ser pago, a incidência de juros e taxas, os prazos para pagamento e as formas de pagamento.

Caso o devedor não cumpra qualquer um dos requisitos constantes no documento, está passível de ser chamado à justiça para que proceda com o pagamento.

No entanto, quando se chega ao ponto de celebrar tal contrato, é preciso rever os processos que culminaram com um cliente devedor. Afinal, houve toda uma análise de crédito antes, a qual se mostrou falha. Neste sentido, para evitar que sua factoring caia na armadilha das confissões de dívida e acabe prejudicando não só as finanças do negócio como o relacionamento com os clientes, tome os seguintes cuidados:

# Faça uma excelente análise de crédito

Todos os empreendedores do mundo querem clientes, mas cuidado para não atrair clientes que gerem prejuízo. Seu negócio é compra de títulos a vencer, o que por si só já gera uma quantidade enorme de riscos.

No momento de comprar títulos de um cliente, faça uma excelente análise de crédito dele e dos clientes dele. Procure agir proativamente neste momento para evitar problemas futuros.

# Crie processos robustos

O acompanhamento do pagamento de dívidas deve ser prioridade na sua factoring, evitando que os clientes deixem de realizar os pagamentos em dia. Quando houver atrasos, escolha caminhos mais fáceis, que preservem o relacionamento com seu público: negocie prazos, taxas de juros e parcelas. Procure ajudar seus clientes para que eles se sintam amparados. Uma relação de confiança pode salvar sua empresa de muitos prejuízos.

# Previna-se dos riscos

No momento da análise de crédito, você pode se deparar com clientes que já têm confissões de dívida relacionadas a outras empresas. O que fazer quando isso ocorrer? Avalie todo o histórico de pagamentos deste cliente e analise o risco de ele não pagar a você também. Taxas mais altas podem ser trabalhadas para que este cliente entenda que tem um perfil de risco ou até mesmo uma cláusula contratual adicional pode ser negociada para preservar seus ganhos.

# Garanta o cumprimento do acordo

Se não houver jeito de negociar de outra forma e o cliente assinar a confissão de dívida, garanta que ele cumprirá o acordo. Acompanhe os requisitos solicitados e se eles estão sendo honrados. Como forma de demonstrar boa vontade, insira um item no contrato que exija uma entrada, o pagamento de uma parcela da dívida para celebrar a negociação. Desta forma o cliente não terá como voltar atrás e você estará mais amparado caso tenha que recorrer à justiça para receber os valores devidos.

Agora não tem mais erro. Quando você se deparar com um cliente devedor, já sabe como proceder com a confissão de dívida. Aproveite para compartilhar este conteúdo com outras pessoas, temas como esse podem ser de interesse! E restando alguma dúvida, não hesite em contactar o Sindisfac MG!