Cadastro positivo: aliado do fomento mercantil

De acordo com o Portal do Fomento, a inadimplência é o maior custo suportado pelas empresas de fomento mercantil, acarretando em grandes prejuízos para o segmento. As ações de combate a fraudes e calotes já são uma grande preocupação para estas empresas, porém, não têm sido efetivas na resolução do problema.

Mas, em 2013, passou a vigorar uma nova lei que pode trazer luz à prática das factorings e permitir que elas se saiam melhor no gerenciamento de tais riscos: o Cadastro Positivo. A iniciativa consiste em um cadastro nacional de bons pagadores, onde deverá constar o histórico de pagamentos de cada consumidor e empresa que aderir ao sistema.

E o que a sua factoring tem a ver com isso? Descubra agora mesmo!

O que é o Cadastro Positivo

A Lei 12.414/2011 disciplina a formação de um banco de dados com informações financeiras para histórico de crédito de pessoas físicas e jurídicas. Por meio dela, entidades como o Serasa e o Serviço de Proteção ao Crédito – SPC podem criar bancos de dados de consumidores e empresas a fim de atestar o histórico de pagamentos realizados por estes atores sociais.

O intuito é reduzir os riscos de inadimplência ao conceder créditos e, ao mesmo tempo, favorecer os bons pagadores com taxas menos abusivas, condizentes com seu histórico. O banco de dados serve, neste caso, como fonte de informação para uma melhor gestão de risco e crédito para milhares de empresas, inclusive as factorings.

Os impactos do Cadastro Positivo até o momento

Segundo o Serasa, mais de 3 milhões de pessoas já aderiram ao Cadastro Positivo, sendo que 36,1% delas estão inadimplentes. 63,9% tiveram restrições na obtenção de crédito nos últimos dois anos, entretanto, todas estão fora da lista de devedores.

Segundo estudos comparativos com medidas semelhantes em outros países, uma medida como esta é capaz de fomentar a economia por meio da concessão de crédito a pessoas e empresas que antes não tinham acesso a este tipo de benefício, como Microempreendedores Individuais e Microempresas, principais clientes das factorings.

No caso das empresas de fomento mercantil, é possível analisar com maior cautela e precisão quem são os clientes e qual é o risco ao realizar negócios com eles, impactando na redução da inadimplência e na ocorrência de fraudes, tão comuns em nosso segmento.

Ao saber o nível de endividamento de cada cliente, a análise de crédito se tornará mais precisa e o processo ganhará maior credibilidade perante todos os agentes da sociedade, inclusive para justificar o porquê da concessão ou não do crédito para os clientes.

Outra vantagem é que todas as empresas poderão chegar a uma forma mais justa de precificação no momento de conceder crédito, analisando caso a caso e estabelecendo taxas e juros de acordo com o perfil de cada consumidor. Os bons pagadores ficarão na dianteira do mercado, obtendo vantagens que os maus pagadores não terão.

Para o mercado de fomento mercantil, abre-se uma nova janela de oportunidades, muito mais segura. Com a análise cadastral dos clientes, fica mais fácil determinar se o cliente vem honrando com seus compromissos financeiros, qual é seu histórico e como desenvolver um bom relacionamento com ele.

Para quem não possua um histórico de crédito ou não tenha autorizado a divulgação de suas informações, o processo se tornará mais rigoroso, mas nada impedirá que tenha o crédito concedido.

E você, sabia da existência do Cadastro Positivo? Já fez uso desta fonte de informações para realizar uma análise de crédito mais precisa? Conte pra gente!