As confirmações do sacado são suficientes para garantir segurança?

As confirmações do sacado, de fato, deveriam ser garantia de segurança, mas, como é comum no universo corporativo, as factorings também estão sujeitas à fraudes, sendo que a maior parte delas ocorre mesmo quando a confirmação está lá.

Isso não quer dizer que a confirmação dada pelo sacado não seja fundamental para a operação. Porém, só isso não basta e as empresas de fomento precisam tomar medidas de prevenção que vão além da espera, no back-office, de um retorno do sacado.

Vale considerar, também, que momentos de instabilidade econômica aumentam a demanda por contratos de factoring e, por consequência, tornam mais frequentes a incidência de fraudes. Por isso, como bem diz o ditado, “é melhor prevenir do que remediar”.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem contribuir para aumentar a segurança do seu negócio:

Conheça seus clientes

Identificar fraudes é uma tarefa verdadeiramente complicada. Antes de mais nada, é importante saber que, para evitar esse transtorno, a factoring precisa conhecer melhor seus clientes, tanto cedentes quanto sacados.

No que diz respeito especialmente ao sacado, uma dica simples para começar esse processo é avaliar questões como:

• Ele realmente tem necessidade de fazer essa negociação?
  • Se sim, ele tem condições de comprar o volume confirmado?
  • O sacado gira a mercadoria ou está fazendo estoque? Ele está agindo de acordo com o seu comportamento “padrão”?

Dessa forma, entende-se que conhecer o seu cliente é, também, saber como ele opera e ter condições de identificar a possibilidade de fraude antes que ela se concretize.

Invista na gestão de fraudes

Indo além, é importante implementar na factoring programas de controle interno. O primeiro passo é criar um sistema de gestão de fraudes. O programa deve esclarecer as políticas antifraude a serem adotadas pela empresa, para que sejam seguidas por todos os seus integrantes. Deve, ainda, ser revisado periodicamente para identificar e corrigir brechas, aumentando, assim, as chances de sucesso.

E também na gestão de factoring

A organização também é imprescindível para garantir a segurança do negócio. Por isso, outra dica é considerar a implementação de um sistema de gestão de factoring. Além de facilitar o controle os processos feitos através de planilhas, tabelas e relatórios, o sistema permite atividades como a comparação de dados, a emissão de documentos contratuais e o gerenciamento de riscos durante as operações.

Filie-se ao sindicato

Além disso, contar com o apoio de um sindicato pode ser fundamental. Isso porque eles oferecem assessoria jurídica capacitada para fornecer orientações para que as factorings defendam seus direitos, evitem fraudes e, ainda,  saibam como lidar com o problema, caso ele aconteça.

Quer fazer uma consulta jurídica? Acesse nossa área restrita (LINK)

Por fim, vale dizer que nenhum do procedimentos aqui mencionados é garantia de que a factoring estará 100% segura ou completamente livre da possibilidade de, eventualmente, ser vítima de algum tipo de fraude. Como visto, porém, não basta deixar a segurança à mercê de uma simples confirmação por parte do sacado.

Nesse sentido, a prevenção é crucial e quanto mais uma empresa se dedica em implementar e fortalecer esses sistemas, mais segura ela fica. Em um universo de apostas tão valiosas, vale a pena atentar para essa questão e evitar problemas e prejuízos.

Você já teve problemas com fraudes em confirmações do sacado? Compartilhe sua experiência conosco!