Antecipação de recebíveis em plataforma digital

A antecipação de recebíveis já é uma prática comum no Brasil. A operação consiste em que uma empresa entregue duplicatas ao banco ou a uma factoring em troca da antecipação de valores mediante a cobrança de juros antecipados. Agora, essa operação poderá ser realizada por em uma plataforma digital.

Quer saber mais sobre essa nova modalidade de captação de recursos? Fique conosco!

Como funciona

Por meio de uma plataforma on-line, empresas, factorings e FIDCs (Fundos de Investimentos em Títulos Creditórios) podem realizar transações segundo os perfis de cada uma, encontrando o melhor negócio a qualquer momento.

As empresas de financiamento cadastram os perfis de crédito, chamados de “DNAs de crédito”, cada um com mais de 400 variáveis, o que gera bilhões de combinações possíveis.

O sistema funciona tal qual um buscador, por meio de algoritmos que combinam os dados da empresa e das factorings. Quando os perfis batem, surge a oportunidade de fazer negócios.

É realizado, então, um pregão eletrônico. O vencedor tem direito a seguir com as negociações, enquanto os demais devem esperar por uma próxima oportunidade.

As taxas

As factorings que desejarem descontar duplicatas por meio da plataforma da F(x), pioneira no serviço, terão descontado do valor total a receber entre 1% a 2%, a título de intermediação da transação comercial. Deverá, ainda, pagar 10 mil reais para permanecer por 6 meses na plataforma, captando recursos.

A plataforma já possui mais de 500 milhões em créditos a serem descontados e mais de 90 instituições financeiras interessadas em aproveitar os benefícios dessa conexão.

As vantagens

Os pequenos e médios empresários enfrentam dificuldades no momento de obter crédito no mercado financeiro, recorrendo a alternativas como as factorings e aos FIDCs. Empresas de grande porte também vivenciam um momento delicado, buscando alternativas menos onerosas para manter o fluxo de caixa em dia.

Com a inovação da F(x), ficará mais fácil obter adiantamento de valores por meio do desconto de duplicatas, um fôlego a mais para quem está enfrentando a crise financeira e buscando formas de manter as contas em dia.

Espera-se, com essa plataforma, democratizar o acesso ao crédito e contribuir para a saúde financeira das empresas, com prazos flexíveis e condições alinhadas ao cenário econômico-financeiro brasileiro.

O limite de 30% para o volume de negociação de duplicatas protege as empresas e as factorings, regulando o mercado e ampliando a oferta de crédito para mais empreendedores.

Como não há impedimentos para que qualquer empresa participe do pregão eletrônico, espera-se que uma nova modalidade de crédito financeiro se fortaleça no país, reduzindo a dependência dos bancos, que costumam oferecer empréstimos e financiamentos a juros muito aquém da capacidade de pagamento real das empresas brasileiras.

Segundo um dos fundadores da startup, o maior desafio da empresa no momento é mudar o pensamento dos empresários, acostumados a buscar financiamentos junto a bancos e financeiras.

Já pensou em receber mais notícias como essa diretamente no seu e-mail? Assine nossa newsletter!