6 Dicas simples para minimizar problemas de cobrança

Cobrança é um tema duplamente problemático: por um lado, você tem que ficar insistindo com o cliente até que ele resolva quitar suas dívidas, o que leva tempo. Por outro, consome uma boa parcela do seu capital, pois é preciso investir em infraestrutura para realizar cobranças com certa frequência.

Como tudo na vida, é possível aprender muito com as experiências de cobrança, por isso, separamos 6 dicas simples para você ser pago mais rápido. Confira:

 

1. Garanta a qualidade dos contratos que você compra

 

Um dos primeiros motivadores que fazem com que um cliente deixe de pagar é a falta de qualidade de um produto ou serviço. Se você adquirir os recebíveis de uma empresa com má reputação no mercado, que tenha diversos problemas com a qualidade do que comercializa, estará abrindo brecha para não ser pago. Então, no momento de avaliar qualquer transação, faça uma boa análise para garantir que esses problemas não virão para a sua factoring.

 

2. Registre todas as transações

 

Sempre tem aqueles clientes que negam veementemente que fizeram determinada compra ou que dão desculpas para não quitar as parcelas em aberto. Para não passar apuros na hora de cobrar, tenha tudo devidamente registrado, deixando claro no contrato qual é a responsabilidade do comerciante que está lhe repassando os recebíveis. Se constar no contrato que o não pagamento por parte do cliente é corresponsabilidade de quem está vendendo, você se resguarda de possíveis calotes.

 

3. Não abuse da confiança

 

Faça análise de crédito de todos os seus clientes, mesmo aqueles que sejam habituais. Alguém que tinha uma situação de crédito boa até um mês atrás pode não ter mais e colocar sua factoring em dificuldades também. O melhor a fazer é criar processos rígidos, que envolvam mais de uma pessoa e que devam ser registrados e identificados no seu sistema de gestão. Qualquer desvio de conduta poderá ser identificado e o responsável terá que responder por seus atos.

 

4. Analise cada situação com cautela

 

A velha frase “cada caso é um caso” pode ser muito bem aplicada ao contexto das factorings. Se você tem um cliente que há anos faz negociações com você e nunca deu problema, mas, no momento, está passando por dificuldades, ele não deve ser tratado como qualquer outro. Renegocie os recebíveis, tenha paciência para esperar pelo pagamento e tranquilize seu cliente. Ele com certeza irá tomar todas as medidas possíveis para manter o relacionamento com a sua factoring.

 

5. Crie políticas de valorização

 

Clientes fiéis são o melhor caminho para o sucesso de qualquer organização, inclusive as factorings. Sendo assim, crie políticas de valorização que demonstrem o quanto você se preocupa com seus clientes. Crie conteúdo educativo para ajudá-los a gerenciar melhor as finanças, ofereça taxas mais atrativas e conceda benefícios especiais para quem te ajuda a crescer.

 

6. Monitore seus resultados

 

Muitas factorings deixam as pendências se acumularem tanto que, quando pensam em desenvolver qualquer estratégia de cobrança, não há mais tempo para resgatar o dinheiro perdido. O melhor a fazer é monitorar seus resultados e agir rapidamente para evitar que as cobranças se tornem verdadeiras bolas de neve e acabem impossíveis de pagar.

Melhor negociar com os devedores logo no início e resolver o problema rapidamente do que esperar que eles tomem alguma iniciativa. Se você for o primeiro a se pronunciar e propor um diálogo aberto, que ofereça soluções para ambos lados, certamente o nível de cobranças diminuirá e você receberá seus pagamentos bem mais rápido.

 

Você conhece o seu índice de cobranças? Já traçou um perfil dos devedores para entender o que leva a essa situação? Comente!